Comissões

Comissão de Ética de Enfermagem

No dia quatorze de maio de dois mil e quatorze tomaram posse os Integrantes da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Bethesda, sendo composta por um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem efetivos e por um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem suplentes – Gestão 2014/2016.

A Comissão de Ética é um órgão representativo do Coren/SC nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição.

Comissão de Revisão de Prontuários

O Hospital Bethesda possui implantada a Comissão de Revisão de Prontuários desde Janeiro de 2012, sendo o coordenador um médico do corpo clínico e os demais componentes representantes das áreas de auditoria, faturamento, farmácia e enfermagem desta Instituição. Esta comissão utiliza como método de revisão amostragem de prontuários de todas as unidades assistenciais para verificar o cumprimento da resolução CFM nº1. 683/2002.

Comitê de Segurança do Paciente

Um em cada dez pacientes sofre algum tipo de evento adverso durante uma internação. Destes, 66% poderiam ser evitados, apontou estudo desenvolvido pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública. Perante esta realidade o Hospital Bethesda, formou uma Comissão de Segurança do Paciente, que dissemina a cultura de segurança e qualidade contínua nos cuidados destinados ao paciente.

A qualidade dos serviços de saúde é um elemento determinante para assegurar a redução e o controle dos riscos a que o paciente está submetido. Nesse sentido, o Hospital Bethesda propõe um conjunto de ações, imprescindível para identificar precocemente a ocorrência de eventos que afetam a segurança do paciente, reduzir os danos e evitar riscos futuros.

A Comissão de Segurança do Paciente foi implantada no ano de 2011, e no mês de outubro de 2013 passou a se configurar como Comitê de Segurança do Paciente de acordo com a Portaria nº529, de 1º de Abril de 2013. Este comitê é composto por uma equipe interdisciplinar que se reúnem mensalmente a fim de promover melhorias, planejar ações e zelar pela qualidade no atendimento.

Comissão de Revisão de Óbitos

O Hospital Bethesda possui implantada a Comissão de Revisão de óbitos desde Janeiro de 2012, sendo o coordenador um médico do corpo clínico e os demais componentes representantes das áreas de faturamento e enfermagem desta Instituição. Esta comissão revisa os prontuários médicos/atestados de óbitos de todos os pacientes que tiveram óbitos.

Comissão de Curativos

A Comissão de Curativos do Hospital Bethesda foi criada em 2 de Maio de 2012 com a finalidade de avaliar, acompanhar e indicar o tipo de curativo de acordo com a evolução da lesão, para padronizar uma assistência qualificada e embasada em estudos técnicos científicos, de mercado, custos e desenvolvimento profissional.

Sendo esta composta por uma equipe interdisciplinar, tem como objetivos principais identificar os pacientes internados em risco de desenvolver úlcera de pressão e adotar medidas preventivas, proteger os pacientes susceptíveis, instituir programa de educação permanente para redução da incidência de úlcera por pressão, sistematizar a assistência aos pacientes portadores de úlcera por pressão, reduzir a permanência hospitalar dos pacientes com úlcera por pressão e estabelecer critérios clínicos para a sua dês-hospitalização.

Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar

Conforme Portaria Nº 2.395, de 11 de outubro de 2011 que organiza o Componente Hospitalar da Rede de Atenção às Urgências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado no Hospital Bethesda o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar, com o objetivo de monitorar a taxa de ocupação média de permanência e qualidade assistencial a leitos de retaguarda, se estendendo as demais clínicas.